Biografia

SAINDO DO VENTRE DA BALEIA

2009. Eu não consigo lembrar de um ano com tantas e tamanhas perdas como aquele.

No finalzinho de maio, vítima de um câncer linfático descoberto apenas três meses antes, minha mãe morreu. Dona Olinda, como era conhecida lá em Eldorado (MS), onde morou a maior parte da vida, tinha apenas 65 anos. Deixou seis filhos – eu sou a segunda mais velha – alguns netos e uma vida dedicada à família e ao trabalho. Eu tenho 51 anos e perder a minha mãe foi a maior e mais dolorida perda da minha vida.

Como desgraça pouca é bobagem, ela não veio sozinha. No comecinho de junho, no dia em que retornei ao trabalho depois do enterro, fui informada que a IdealTV seria encerrada. Eu era diretora de produção e programação. Tinha sido a primeira funcionária. Participado da criação de cada um dos programas. Contratado direta ou indiretamente mais de 100 profissionais. Tinha vivido o meu melhor momento profissional. A decisão estava tomada, não havia mais o que fazer. Era encerrar o canal, demitir todos, avisar o mercado. Ir para casa.

Seria possível tirar algo de bom daquele ano insano? A minha mãe continuará sendo uma saudade eterna, já sei. Até hoje, não tive coragem de apagar seus dados da minha agenda no celular, mesmo sabendo que agora a casa, o endereço e o telefone pertencem a desconhecidos. Sua falta continuará sendo um vazio eterno.

Quanto ao fim da IdealTV, depois do luto inicial, pude perceber que tinha sido mais que uma experiência de trabalho emocionante. Tinha mudado a minha rota profissional. Eu, que havia sido uma jornalista de papel a vida toda, me apaixonei pelo audiovisual. Não dava para voltar atrás. Assim, a IdealTV deu origem à Jabuticaba Conteúdo, sobre a qual certamente falaremos em outra ocasião. E, por conta do programa em que entrevistava CEOs sobre sua vida e carreira, deu origem também à minha dissertação de mestrado e, agora, ao meu segundo livro. E o livro está dando origem a este blog e este site, que são a minha primeira iniciativa de produzir conteúdo com regularidade desde 2009.

De certa forma, demorei seis anos para sair do meu ventre da baleia (como bem observou Viviane Palladino), aquele lugar mitológico em que os heróis se refugiam em busca de autoconhecimento e aprendizado. Estou pronta para retomar a aventura.

Muito obrigada por estar comigo.

Maria Tereza Gomes

É jornalista e entrevistou 72 presidentes de empresas para o programa Trajetória Ideal, exibido pela IdealTV entre 2007 e 2009.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:
2 Comments
  • João Nogueira

      REPLY

    Tereza, diante das dificuldades mais graves, muitos desistem, são aqueles que fracassaram. Outros as utilizam para criar novas oportunidades, são aqueles que vencerão sempre. Nunca tive dúvidas do seu êxito. Vc é um exemplo a ser seguido. Parabéns.

  • Fatima Zorzato

      REPLY

    Tereza. Fiquei emocionada ao ler sua biografia. Emocionada e triste porque acompanhei sua jornada em muitos momentos. Acompanhei seu sucesso na Exame e depois na revista Voce SA, sua criaçao que voce fez ficar grande com equipe maravilhosa, programas da TVIdeal. Com saltos e interrupcoes, depois quando procuravamos uma produtora de video, recebi um email seu fazendo balanço acho que do primeiro ano da Jaboticaba e escolhemos voce para fazer um video que ficou espetacular. Voce pegou a essencia e o produto foi muito bom. O que queriamos! Acompanhei sua decisao de estudar e fazer Mestrado, mas depois nao soube mais. Acho que troquei email, nao vomuniquei direito mudancas e nao soube das proximas empreitadas. Nao soube do livro, que teria gostado de abraçar voce na noite de autografos. Que bom que achei agora o site, o blog e voce again. Suas maos escrevem o que voce ouve e vê com talento raro: talento de quem tem alem de hinteligencia - tem sensibilidade afetiva para deixar mensagens que tocam as pessoas. E agora em video voce consegue ainda mais demonstrar suas competências pessoais adicionadas a capacidade de juntar e manter time de desempenho superior. Parabens! Voce é incrivel! Sorte te conhecer, meu beijo carinhoso

Deixe um comentário



+ 4 = seis

Sobre

Maria Tereza Gomes

Maria Tereza Gomes Gomes mariatereza

Jornalista com 30 anos de experiência em jornal, internet, revista e televisão.

Leia Mais

Últimos Posts

CATEGORIAS